Busca rápidaX


1º caso de dengue de 2024 é confirmado em Ijuí

23 de janeiro de 2024

O secretário de saúde de Ijuí, Márcio Strassburger confirmou, em entrevista à Rádio Progresso, o primeiro caso de dengue no município de 2024. Segundo ele, trata-se de paciente que viajou à Brasília e se contaminou com a doença, portanto é um caso importado. Conforme Márcio, há 29 casos que foram notificados como suspeitos da doença e apenas 1 confirmado.

Segundo ele, as equipes trabalham desde o segundo semestre do ano passado para diminuir proliferação do mosquito aedes aegypti e em novembro esse movimento foi intensificado com recolhimento de materiais que poderiam acumular água. A ação foi realizada em todos os bairros da cidade e Strassburger informou que o objetivo é retomar a atividade em fevereiro. Neste mês de janeiro a atuação está mais focada no atendimento dos casos suspeitos. Quando uma pessoa é notificada, a vigilância ambiental faz a verificação no local, é feita a retirada de criadouros e é aplicado o larvicida.

O secretário frisou que a dengue tem se tornado cíclica e não dá mais trégua nem no inverno. A doença tem se manifestado em todos os meses do ano, por isso reforçou a importância da atenção e cuidado por parte da população.

A entrevista completa pode ser conferida abaixo:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí