Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí tem 94 casos confirmados de dengue no acumulado de 2020 até agora

7 de janeiro de 2021

Somente no mês de Dezembro de 2020, o município de Ijuí registrou quatro casos positivos de dengue. Nos primeiros sete dias de 2021, mais quatro casos suspeitos foram notificados e aguardam resultado do Lacen. No acumulado de 2020 até agora, a colmeia do trabalho recebeu a notificação de 372 casos suspeitos, desses, 94 foram confirmados, sendo sete importados e os demais autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Além disso, 264 casos foram descartados e 14 ainda aguardam resultado, sendo dez referentes ao ano de 2020.

O índice de infestação predial, que indica a presença do mosquito, está em aproximadamente 0.90 em Ijuí. O número é considerado positivo pelo coordenador de Vigilância Ambiental de Ijuí, Rinaldo Pezeta, no entanto, ele ressalta que a comunidade não pode relaxar nas medidas de prevenção e combate ao mosquito, já que os quatro casos confirmados no mês passado indicam que ele está circulando em Ijuí, e historicamente esse índice começa a aumentar nessa época do ano.

Além disso, segundo Pezeta, hoje uma equipe esteve em várias áreas no interior do município fazendo trabalho de vigilância do mosquito conhecido como barbeiro, transmissor da doença de chagas.

Pezeta ressaltou também que ultimamente a comunidade de Ijuí tem registrado o aparecimento de escorpiões. A orientação para evitar o aparecimento dos escorpiões é manter o pátio limpo, livre de entulhos como madeira, lenha, galhos e tábuas por exemplo, além de promover uma desinsetização na residência.

O coordenador lembra que o escorpião só adentra as residências em busca de alimentos como baratas, por isso a importância de manter os locais limpos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!