Busca rápidaX

MANCHETES

Vigilância Ambiental realiza ações de combate à Dengue

6 de fevereiro de 2024

A Vigilância Ambiental de Ijuí tem realizado buscas por possíveis criadouros do Mosquito Aedes Aegypti em Ijuí, os agentes com a coordenação de Ortiz Iboti Schorer Júnior realizam esquemas para que os bairros sejam revistados.

 

 

 

Apesar dos trabalhos realizados, Ortiz salienta que a busca é pela eliminação de qualquer criadouro do mosquito, o que é o melhor tratamento para a proliferação. Para a vigilância ambiental é importante que haja uma identificação do endereço para quem é notificado para a Dengue, para que o pessoal possa atuar em campo, indo até o local e verificando possíveis criadouros no quarteirão. 

Havendo uma incidência maior é tomada decisão da ação, utilizando larvicida, ou um inseticida com duas aplicações. 

Na efetivação dos mutirões, a vigilância retirou dos bairros 28 toneladas de lixo, não sendo colchões, resto de armário e etc, e sim resíduos que pudessem acumular água, como plásticos em geral.

Atualmente a legislação permite que o agente possa entrar em locais sem a autorização do proprietário, sendo que ele entenda que é necessário, para que possa eliminar um possível criadouro que possa afetar a região. Ortiz relata que a pessoa que tem foco da doença em sua residência recebe uma notificação e para denúncias existe o telefone: 3331-8897.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí