Busca rápidaX


Executivo de Ijuí aguarda diretrizes da saúde para novo decreto sobre funcionamento do comércio

16 de abril de 2020

O Executivo de Ijuí deve divulgar nesta sexta-feira o novo decreto sobre funcionamento do comércio neste período de pandemia de coronavírus, com flexibilização para abertura de empresas do segmento não essencial.

O secretário municipal de Governo, Telmo Alves, ressalta que a prefeitura aguarda a divulgação, por parte da secretaria estadual da Saúde, das novas diretrizes sobre o número de pessoas que poderá circular pelos estabelecimentos.

Isso porque, o governo gaúcho, ontem à tarde, autorizou o funcionamento do comércio não essencial, mas orienta que sejam adotadas restrições a fim de não ocorrer aglomeração de pessoas. Também são necessárias medidas de higiene.

Já o prefeito, Valdir Heck, frisou que hoje à tarde houve reunião com representantes do segmento de saúde, Judiciário, Ministério Público e setor empresarial, para debater as novas regras de trabalho do comércio.

Valdir Heck enfatizou que foi uma discussão bastante construtiva. A nova flexibilização deverá valer a partir de sábado. A máscara de proteção vai ser objeto que vai prevalecer na conduta das pessoas, tanto para uso por parte dos comerciantes, como da população.

Com isso, ainda amanhã em Ijuí seguirá em vigência as regras do decreto anterior, que permite o comércio funcionar apenas de portas fechadas, com vendas por telefone ou redes sociais, e com tele entrega.

Lojas de doces têm liberdade ou pouco maior, em que os clientes podem buscar os produtos nas portas dos estabelecimentos. Já os segmentos essenciais, por exemplo, saúde e supermercados podem receber clientes, mas com várias normas de circulação de pessoas e de higiene.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí