Busca rápidaX

“Cemitérios estão com ar de abandono”, ressalta vereador

8 de junho de 2021

Vereadores integrantes da comissão que trata sobre a questão dos cemitérios deram andamento aos trabalhos na última semana. Adalberto Noronha (PT), Josias Pinheiro (PDT) e Bruna Gubiani (Coletivo-PCdoB) visitaram os dois cemitérios urbanos de Ijuí. Conforme o presidente da comissão vereador Beto Noronha (PT) a situação encontrada nos locais é de extrema preocupação.

Ele ressaltou que existe um contrato firmado com uma empresa para o serviço de zeladoria e controle de acesso, porém, mesmo assim a situação beira o absurdo. Em contato com a Rádio Progresso, Beto Noronha disse que no cemitério municipal o ‘ar’ é de abandono. Falta pavimentação, organização, limpeza e controle, afirmou o vereador. Já no Jardim, túmulos foram construídos e a capela e banheiros necessitam de uma reforma urgente. Um problema crônico, segundo Noronha.

A comissão irá propor que o contrato com a empresa que presta o serviço seja revisto e um monitoramento 24horas aconteça. Hoje, são pagos cerca de R$160mil ao ano para que esse serviço seja prestado.

Outro ponto destacado pela comissão se refere a cobrança da taxa de manutenção paga pelas pessoas que sepultaram familiares nesses locais. Conforme Noronha, a comissão buscará junto ao Poder Executivo o montante arrecadado e como o dinheiro foi investido e tentará achar uma solução conjunta para o problema.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí