Busca rápidaX


Consulta Popular começa hoje e Corede Noroeste Colonial tem 10 projetos na lista

26 de junho de 2018

A votação na Consulta Popular do governo gaúcho, neste ano, vai acontecer de hoje até quinta-feira, porém com diferenciação de meios de acesso. A votação online, através do site www.consultapopular.rs.gov.br, iniciou às 7 horas desta terça-feira e segue até às 23 horas e 59 minutos de quinta.

Já a votação offline, por meio de aplicativos, também começou às 7 horas de hoje, porém termina às 23 e 59 minutos de amanhã. Nesse último caso, quinta-feira a organização do processo em cada região vai utilizar o dia para transmitir os dados à central da Consulta Popular.

A votação vai ser apenas por meios eletrônicos. O processo offline vai ocorrer através de smartphones que serão levados até os eleitores e comunidades por coletores de votos nos municípios.

Durante a Consulta Popular, de forma voluntária, os eleitores poderão votar em projetos para receber dinheiro do governo gaúcho em 2019. O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, num total de 11 municípios, tem direito a um milhão, 458 mil reais na Consulta Popular deste ano.

Locais de votação da Consulta Popular em Ijuí

A cédula de votação vai ter 10 projetos e o eleitor poderá votar em uma demanda. Os cinco mais votados dividirão os recursos. Os 10 projetos da região de Ijuí abrangem implementação de espaços pedagógicos, reaparelhamento de órgãos de segurança, aquisição de veículos para a saúde, além de ampliação, reforma e compra de equipamentos também para o segmento de saúde.

Na área da saúde, os projetos da Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial beneficiam postos de saúde e pronto socorro da região, também os hospitais de Condor e Ajuricaba. Além disso, são direcionados para os hospitais de Caridade e Bom Pastor de Ijuí, além, da Apae ijuiense.

No quesito segurança pública, o projeto defende verbas para o Corpo de Bombeiros regional de Ijuí, Susepe, Instituto Geral de Perícias, Brigada Militar e Polícia Civil. A cédula de votação da Consulta Popular dos 11 municípios da região de Ijuí ainda possuem projetos de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar e para fomentar as micro e pequenas empresas. Também para aquisição de equipamentos para centros de atendimento às mulheres em situação de violência, ainda apoio aos parques e polos tecnológicos, também às incubadoras empresariais.

Em Ijuí, por exemplo, existem locais de votação nos hospitais, postos de saúde, algumas secretarias ou órgãos municipais e entidades. A lista completa de locais de votação em Ijuí pode ser conferida no portal radioprogresso.dream.press.

O projeto que receber o maior número de votos no Corede Noroeste Colonial vai ser contemplado com 30% do valor total para os 11 municípios. A segunda demanda mais votada vai receber 25%; terceira, 20; quarta, 15; e quinto projeto com maior número de votos, 10% dos recurso. Para votar o eleitor precisa ter em mãos o título eleitoral.

Para a distribuição dos recursos nos projetos ficou decidido o seguinte, no Corede Noroeste Colonial:

1 – Na educação será distribuído o valor de forma igualitária às escolas que participaram das assembleias municipais, com exceção do município de Coronel Barros que não possui escola estadual de educação básica.


2 – Na agricultura será distribuído o valor de forma igualitária a todos os municípios;


3 – Na saúde: a) no projeto da aquisição de veículos: será distribuído de forma igualitária entre os municípios; b) no projeto ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para P.S., UBS ou ESF, Hospital de Condor e Hospital de Ajuricaba será distribuído de forma igualitária; c) no projeto ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para hospitais: o Hospital Bom Pastor de Ijuí receberá 36,37%; o Hospital de Caridade de Ijui receberá 36,37% e a APAE de Ijui 27,26%;


4 – Na área da segurança: 33% serão para a Brigada Militar; 33% Corpo de Bombeiros; 20% Policia Civil, 10% SUSEPE e 4% IGP.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí