Por iniciativa do deputado estadual pelo PDT, Gérson Burmann, foi instalada, ontem, a Frente Parlamentar em Defesa da Rodovia BR 285. Burmann explicou que a BR 285 precisa de reparos em alguns trechos e das paralelas na travessia urbana de Ijuí.
Destacou que a Frente Parlamentar também vai trabalhar para a construção de terceiras pistas e duplicações da rodovia. Burmann ainda pediu apoio da bancada gaúcha no Congresso para as paralelas em Ijuí. Presente no encontro, o deputado federal pelo PDT gaúcho, Pompeo de Matos, frisou que o projeto das paralelas da BR 285, em Ijuí, está praticamente pronto.
Ao falar nesta manhã na RPI, o deputado Burmann destacou que a BR 285 apresenta vários gargalos, por exemplo, entre Panambi e Entre-Ijuís, que necessita de terceira pista. Quando às vias paralelas no perímetro urbano de Ijuí, o pedetista enfatizou que no momento é preciso concluir o projeto técnico que está no Dnit, em Brasília, visto que existem entraves quanto à construção de viaduto.
Gérson Burmann explicou que as paralelas da BR 285, em Ijuí, custarão em torno de 170 milhões de reais, por isso, necessidade de engajamento de entidades, poder público, políticos de diferentes áreas a fim de incluir recursos no orçamento do governo federal do próximo ano para a edificação. Burmann acredita que ainda em 2022 seja possível realizar a licitação para definir a empresa que construirá as paralelas.