Os dois cemitérios mantidos pela prefeitura de Ijuí, o Jardim e o municipal, registram movimento acentuado em razão do Dia de Finados, que vai transcorrer amanhã. Ontem, já houve grande fluxo de pessoas.
O secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito, Fábio Franzen, disse que os locais receberam limpeza, pintura e outras melhorias. Citou que no cemitério municipal, no bairro Assis Brasil, o portão principal abre por volta das 7 horas e 30 minutos e fecha as cerca de 19 e 30. Ao lado de cada portão do cemitério municipal há areia para que as pessoas possam colocar nos potes de flores, especialmente para evitar água parada e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue e outras doenças. No cemitério Jardim existe areia em dois locais. Fábio Franzen ainda destacou a existência de várias lixeiras nos cemitérios, para que a população possa descartar corretamente o lixo e demais materiais.
O secretário ijuiense ainda aproveitou para informar que quarta-feira deverá ser tomada alguma medida maios efetiva em razão do buraco aberto no piso do canal da Avenida Pinheiro Machado, entre as ruas 14 de Julho e Venâncio Aires, centro da cidade. Na madrugada de ontem, parte do piso cedeu e o local está isolado com fita. Fábio Franzen observou que há possibilidade de implantar outra laje ou outro material.
Ainda salientou que existe licitação para reforma do canal. Alguns encaminhamentos foram dados no passado referente ao local, como retirada da iluminação central postada em cima da cobertura do canal, que foi para a lateral da Avenida Pinheiro Machado. Segundo determinação do Ministério Público, por questões ambientais, o local não poderá mais contar com cobertura. Por esta razão, a remoção da cobertura foi retardada, visto a necessidade da Corsan realizar a canalização do esgotamento sanitário.