A área de desenvolvimento econômico foi a mais votada na Consulta Popular deste ano no Corede Noroeste Colonial – Conselho Regional de Desenvolvimento – com sede em Ijuí. O resultado da votação foi divulgado hoje pela manhã. A eleição ocorreu de 22 de novembro até o último dia 15. Os recursos financeiros, por parte do Estado, vão ser repassados no próximo ano.
O projeto para apoio a pequenas empresas, microempreendedores individuais, através de cursos de qualificação por meio de salas do empreendedor dos 11 municípios do Corede Noroeste Colonial, recebeu 1.062 votos. Por ter ficado em primeiro lugar, a iniciativa vai receber 424 mil, 285 reais.
O segundo projeto mais votado foi para compra de veículos para a Emater, aos municípios do Noroeste Colonial, total de 914 votos, com direito a 282 mil, 857 reais. Já o terceiro projeto mais votado na Consulta Popular deste ano no Corede Noroeste Colonial foi para qualificação de pessoal e aquisição de material para oficinas destinadas a idosos, nos 11 municípios da região de Ijuí.
A lista de votação do Corede Noroeste Colonial tinha cinco projetos, mas apenas os três mais votados receberão dinheiro. O projeto que defendia verbas para agroindústrias familiares teve 579 votos e a área de incentivo à bacia leiteira conseguiu 301 votos. Esses dois últimos projetos não terão dinheiro.
O presidente do Corede Noroeste Colonial, Nélson Thesing, disse que todos os 11 municípios conseguiram atingir o percentual mínimo de 2% de votação dos eleitores para ter direito a recursos da Consulta Popular. No total, votaram na Consulta Popular na área do Corede Noroeste Colonial, 3.539 eleitores.