O governo do Rio Grande do Sul divulgou, na tarde de ontem, os municípios contemplados na segunda etapa do programa Pavimenta. Vão ser 190 milhões de reais para atender mais 230 prefeituras. Ao todo, na primeira e segunda etapa, 406 municípios vão ser beneficiadas com a ampliação e melhoria da infraestrutura rodoviária. O investimento total fica em 370 milhões de reais, mediante contrapartida das prefeituras.
O Pavimenta beneficia projetos de infraestrutura rodoviária, por exemplo, com asfaltamento de vias, sinalização e acessibilidade. Além dos recursos aportados, o governo do Estado, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Badesul, disponibilizará 110 milhões de reais em linhas de financiamento para os municípios utilizarem na contrapartida ou na ampliação das obras.
Na segunda etapa do programa Pavimenta, foram beneficiados, na região, os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Capão do Cipó, Catuípe, Bom Progresso, Condor, Dezesseis de Novembro, Fortaleza dos Valos, Garruchos, Giruá, Nova Ramada, São Nicolau, Sede Nova, dentre outros. Esses municípios integram a Faixa 1 do Pavimenta e recebem até um milhão de reais de investimento estadual.
Na Faixa 2, com recursos até 2 milhões de reais, também no anúncio feito ontem, integram o programa, por exemplo, Ibirubá, Palmeira das Missões, Santiago, Santo Ângelo e Frederico Westphalen. Ainda durante o evento do programa Pavimenta, ontem à tarde, o governador Eduardo Leite assinou a ordem de retomada do asfaltamento da ERS-305, trecho entre Horizontina e Crissiumal.
O Município de Ijuí não se inscreveu para participar do programa.
Confira lista de todos os municípios contemplados na segunda etapa do programa Pavimenta