Prefeitura de Panambi obtém parceria com a ONU para Defesa Civil
24/03/2022 l 19:45
Jonas Vieira
24/03/2022 l 19:45
O Município de Panambi oficializou adesão no Programa Cidades Resilientes, junto à ONU – Organização das Nações Unidas. O programa insere Panambi em uma comunidade internacional para estratégias de redução de riscos e otimização de ações em caso de desastres naturais. Darius Schlintwein, Coordenador da Defesa Civil Municipal, vem aprimorando os processos de gestão de risco, protocolos de resposta à crise e resiliência da cidade, o que permite que Panambi seja uma das poucas participantes do programa da ONU.
Atualmente, apenas 240 municípios brasileiros obtiveram essa adesão. “É um importante passo da Defesa Civil panambiense”, avalia Marco André Regis, Secretário de Governo e Relações Institucionais. “A partir de hoje, fazemos parte de uma comunidade internacional que troca informações, elabora procedimentos mais avançados e, portanto, prevê, suporta e supera mais facilmente desastres naturais como estiagens, enchentes, vendavais e outros”, comemora o Secretário de Governo.
Segundo o Escritório de Redução de Risco de Desastres da ONU, a capacidade de resiliência de um município ajuda seus cidadãos a prosperar e florescer, pois a cidade mais segura cria um ambiente favorável à inovação e investimentos. A iniciativa mundial engloba educação da população para segurança, compartilhamento de conhecimento e consultoria para políticas públicas, estabelecendo uma rede de aprendizado de cidade a cidade a fim de que haja reforço mútuo. Isso injeta conhecimento técnico e gera conexão entre várias camadas do governo bem como a construção de parcerias público-privadas.
Fonte: Rádio Progresso e prefeitura