Busca rápidaX


MANCHETES

Acúmulo, descarte incorreto e queima de lixo: os problemas que persistem no entorno da Estação Parque da Pedreira de Ijuí

6 de abril de 2022

Apesar de todas as ações de conscientização desenvolvidas há anos entre os moradores do entorno da Estação Cidadania, Cultura e Esporte Parque da Pedreira de Ijuí, um problema enfrentado há muito tempo parece não ter fim: o acúmulo, descarte incorreto e a queima de lixo. Essa situação é observada em diversos locais da Colmeia do Trabalho, mas, neste ponto em específico, o problema é ainda maior. Agora, com a retomada das atividades na Estação Parque da Pedreira, a preocupação se intensifica segundo a coordenadora do local, Rosa Barbosa, já que nas últimas semanas o espaço vem recebendo visitas de escolas e da população em geral. Ela avalia como falta de responsabilidade do cidadão em “simplesmente querer se livrar do lixo sem se importar aonde esses materiais serão depositados”.

Ela observa que além do descarte incorreto, outra situação vem sendo observada quase que diariamente: a queima desses materiais. A frequência dessas ações vem preocupando a Secretaria de Meio Ambiente de Ijuí. Segundo o titular da pasta, Yuri Pilissão, a equipe já identificou anteriormente algumas famílias que vivem próximas ao local e que trabalham com reciclagem. Muitas acabam depositando de forma indevida os materiais que não são úteis no processo de reciclagem.

O secretário também lembrou que diversos mutirões de limpeza já foram efetuados no local, mas, diante da continuidade do problema, uma nova força-tarefa está sendo organizada para as próximas semanas.
A reportagem da Rádio Progresso recebeu fotos que retratam a situação. Segundo Yuri, numa dessas imagens é possível identificar o descarte incorreto de vidros, sendo que na própria Estação existe um ecoponto específico para o depósito desses materiais, com coleta semanal.
Ainda segundo Pilissão, diversos moradores do entorno da Estação já receberam notificação, o que parece não ter surtido efeito. Além do mutirão, a Secretaria do Meio Ambiente pretende ampliar as ações de educação ambiental e se necessário vai passar a aplicar multas aos moradores.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí