Com o objetivo de otimizar o atendimento dos usuários dos serviços públicos, a prefeitura de Ijuí propõe mudanças nos locais e nas estruturas de algumas secretarias. Conforme o secretário de planejamento Chico Ortiz, as adequações são feitas com base no projeto Cidades Inteligentes que é idealizado pelo Sebrae e que prevê estratégias de localização, formatos de divisão de salas, mobiliário e formas de atendimento que visem mais agilidade nos processos.
Em contato com a Rádio Progresso, Chico Ortiz afirmou que com a saída da Secretaria de Educação do quinto andar do prédio do Banco do Brasil, o espaço ficou ocioso. Após conversas e tratativas com demais secretários e servidores, ficou definido que as Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico serão sediadas no terceiro andar, mas em novo formato. O quinto andar receberá os núcleos de trabalhos, como o núcleo de engenharia.
A mudança está prevista para acontecer nos próximos dias. Até a semana da páscoa, a Seplan finaliza a organização do espaço para que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico inicie a montagem do seu mobiliário. Ortiz reitera que este é um “ensaio para o que a administração municipal sonha: um centro administrativo”. A intenção é, futuramente, concentrar todas as secretarias, exceto de saúde, em um único local, o que conferiria mais agilidade nos atendimentos.