Prefeitos e vices das regiões Noroeste, Alto Jacuí, Missões, Grande Santa Rosa e Celeiro participam, até amanhã, da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, também conhecida como Marcha dos Prefeitos. Um deles é o prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, ele comentou que o evento é de suma importância, pois mostra unidade e força dos municípios, que têm pautas comuns no Brasil. Uma das pautas, já discutidas em outras Marchas, é o pedido para mais dinheiro aos municípios. Nesse sentido, entre a necessidade da reforma tributária.
Atualmente, apenas cerca de 18% de tudo o que é arrecadado em impostos fica nas prefeituras. Adriano Marangon de Lima defende que esse percentual seja ampliado, no mínimo, para 30%. Ainda observou que outro debate na programação na Capital Federal diz respeito à necessidade da União garantir verbas para projetos repassados a municípios, pois, muitas vezes, as prefeituras precisam arcar com custos de iniciativas federais.
O prefeito joiense aproveita a Marcha a Brasília para acompanhar projetos do município. Citou, especialmente, três emendas parlamentares, cujos recursos ainda não foram liberados. Duas emendas são para calçamento na cidade e outra para compra de uma patrola. Juntas, somam um milhão, 350 mil reais.