Busca rápidaX

MANCHETES

Brasil é recordista mundial no recolhimento e reciclagem de latas de alumínio

27 de abril de 2022

Em 2021, 98,7% das latas comercializadas em todo o país foram reutilizadas, o maior volume da história. Das mais de 414 mil toneladas de latas comercializadas, 409 mil toneladas foram recicladas. 

Os excelentes resultados atingidos pelo setor foram divulgados na última semana, durante evento promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, em que foram anunciados recordes no âmbito da logística reversa.

Para cada um quilo de lata reciclada são poupados cinco quilos de bauxita, mineral utilizado para a produção de alumínio. Somente em 2021, foram economizados dois milhões de toneladas de bauxita. Benefícios que não param por aí. Entre 2019 e 2021, a reciclagem proporcionou uma redução de 70% no consumo de energia, 65% no consumo de água e queda de 70% nas emissões de gases de efeito estufa.

Atualmente, o Brasil conta com 36 centros de coleta mantidos pelo setor, atendendo 100% do território nacional. Os locais garantem a destinação adequada de toda sucata para a reciclagem. Mais de 800 mil catadores de materiais recicláveis são beneficiados com o programa de logística reversa de latas de alumínio e gerando renda de mais de R$ 5 bilhões por ano.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!