Busca rápidaX

MANCHETES

Após 20 anos de espera, piso salarial da enfermagem é aprovado na Câmara

5 de maio de 2022

Os deputados aprovaram nesta quarta-feira, 4, o projeto de lei que cria um piso nacional para profissionais de enfermagem. Foram 449 votos a favor e 12 contra o projeto. Agora, o texto aprovado já vai à sanção presidencial, visto que veio do Senado e não teve alteração. Caso fosse modificado, teria que retornar para análise dos senadores.

A votação iniciou às 14h e se estendeu até às 20h30 na Câmara. O projeto de lei (PL 2564/20) é de autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). Agora, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiros terão piso salarial nacional.

Os profissionais da categoria celebram a aprovação da pauta esperada há mais de 20 anos. Para a professora Marinez Koller Pettenon, “enquanto enfermeira e coordenadora do curso de enfermagem da Unijuí, posso dizer que este é um momento muito significativo e marcante para toda a categoria, uma luta de classe que vem se estendendo e culminou com a aprovação desse projeto. É muito importante este reconhecimento para a categoria, não apenas através das palmas e manifestações, mas de uma forma digna onde todos os profissionais tenham um piso salarial adequado para exercer o seu trabalho”. 

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento de gastos na Saúde poderia chegar a R$ 42 bilhões. De acordo com a deputada Carmen Zanotto, que coordena o grupo, a meta do colegiado é encontrar fontes de financiamento para a proposta.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!