De hoje, 12, até domingo, 15, vai acontecer, em Condor, a Expocon, feira que também serve para marcar os 56 anos de emancipação do município, cuja data vai transcorrer sábado. A programação vai ocorrer no parque da comunidade evangélica, com acesso gratuito.
Os pavilhões abrirão as 14 horas de hoje. Logo após, as 14 e 30, haverá a primeira etapa do Fórum do Agronegócio. Inicialmente o Fórum vai ter palestra do agricultor, Mauro Costa Beber, que vai falar sobre clima, desafios e oportunidades para a agropecuária. Logo após, Bruno Carlos Rauber, da indústria Focking, vai abordar a importância da irrigação. Na sequência, o consultor, Everson Del Fraro, vai palestrar sobre inovações do APL Pós Colheita. Por fim, Sandro Barbo Possebon, do Instituto Federal Farroupilha, vai realizar apresentação de cursos pós colheita.
Já amanhã à tarde na Expocon, vai ocorrer a segunda etapa do Fórum do Agronegócio, sobre polo sementeiro, sementes certificadas, gestão rural e comercialização. O Fórum do Agro vai acontecer no centro de eventos de Condor. Amanhã à noite, no mesmo local, vai ter o Fórum do Leite, com debate sobre inovações tecnológicas do setor leiteiro.
Por outro lado, hoje, as 17 horas, na Expocon haverá abertura da Mostra da Terneira e, 19 e 30, abertura oficial da feira. As 20 e 30 desta quinta-feira, a Associação Comercial e Industrial de Condor vai fazer lançamento de campanha promocional; 22 horas, apresentação da banda Indústria Musical e, depois, show nacional com a dupla Brenno e Matheus. A Rádio Progresso vai transmitir a abertura da Expocon, hoje à noite.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da feira, Gilberto Costa Beber, disse que a expectativa é de que 20 a 30 mil pessoas visitem o evento. Porém, não há perspectiva sobre volume de negócios, até porque a Expocon também quer prospectar vendas futuras.
Mais de 50 expositores integram a feira, com exposição e venda de maquinários agrícolas, além de outros segmentos, por exemplo, indústria e comércio. Gilberto Costa Beber frisou o polo sementeiro existente em Condor, pois o município tem quatro empresas produtoras de sementes que vendem para o Brasil e exterior. Por isso, durante a Expocon vai ser lançado o slogan denominado “Condor, a Terra da Boa Semente”.