A Associação dos Municípios das Missões tenta nesta semana, em Brasília, resolver o impasse financeiro para iniciar a construção da ponte internacional sobre o rio Uruguai, entre o município de Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, e San Javier, na Argentina. Está na capital federal o prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin.
A proposta da União é de 220 milhões de reais, porém a empresa vencedora da licitação orçou a obra em 251 milhões. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o prefeito de Santo Ângelo e presidente da AMM, Jacques Barbosa, ressaltou que há como ajustar os valores, pois a própria empresa sinalizou com redução do montante.
Na mesma entrevista na Progresso, Jacques Barbosa comentou está em contato com prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Médio, com sede em Ijuí, a fim de somar esforços para que a bancada gaúcha de deputados federais reserve emenda de aproximadamente 40 milhões de reais para organizar o projeto de duplicação da BR 285, entre Panambi e Entre-Ijuís, ainda construir a terceira pista, de Entre-Ijuís até São Borja.
Após, a ideia é pedir que a bancada do Rio Grande do Sul na Câmara Federal estipule emenda para execução das obras. O Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental para a ampliação da BR 285 já está pronto.