O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vai ter apenas projetos de âmbito de região na Consulta Popular deste ano do governo estadual. A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Ijuí, Dóris Montardo, frisa que uma das ideias em discussão é criar um banco de dados regional para subsidiar organização de projetos aos 11 municípios do Corede.
Também se pensa em incluir na votação da Consulta Popular projeto de uma central regional de triagem e tratamento de resíduos domiciliares. Outra tendência é implantar um programa de biodigestores para que agricultores possam produzir energia nas propriedades com dejetos de animais. Outros dois projetos dizem respeito ao turismo de cultura e apoio para que pessoas recuperadas da dependência de drogas se insiram no mercado de trabalho. Ainda existe possibilidade de qualificar laboratórios de análises químicas da Unijuí para ajudar na implantação ou ampliação de agroindústrias.
Até 10 de setembro os eleitores podem baixar o aplicativo Colab, do governo gaúcho, e sugerir projetos nas mencionadas áreas e outras. Na sequência haverá sistematização das ideias e definição dos projetos para votação na Consulta Popular, cujo pleito vai ocorrer em novembro para receber verbas do Estado em 2023.