Busca rápidaX


Deputado Sanderson quer proibir divulgação de pesquisas 15 dias antes das eleições

10 de outubro de 2022

Após o primeiro turno das eleições deste ano, voltou ao debate um projeto de lei apresentado em 2020 pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PL), que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais 15 dias antes do pleito eleitoral. O PL 5301/2020 impõe pena de reclusão de dois a cinco anos, e multa de até R$ 100 mil aos responsáveis. O projeto, que faz parte da Reforma do Sistema Eleitoral, se encontra na CCJ da Câmara desde fevereiro de 2021.

“Temos que punir as irresponsabilidades de diretores e donos de institutos de pesquisas que tem tentam interferir na democracia brasileira com números que passam bem longe da realidade das ruas”, dispara Sanderson.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, sinaliza votar ainda essa semana novas regras para as pesquisas eleitorais. Entre as propostas está a do vice-líder do Governo, deputado Sanderson. O Deputado alega a disparidade entre os possíveis resultados apontados pelas pesquisas eleitorais, como os resultados do primeiro turno e diz que pesquisas influenciam no resultado e interferem na democracia. 

“As pesquisas influenciam sim os resultados. Um exemplo disso foi quando estava na fila para votar, em Santo Ângelo, e um senhor chegou questionando quem estava na frente para o Senado Federal. Ora, só a urna pode apontar quem está na frente”, pontuou. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí