A sessão legislativa da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 17, foi a primeira com o processo completamente eletrônico. O novo sistema visa modernizar, melhorar a comunicação interna e dar mais transparência aos trâmites realizados na Casa Legislativa. A empresa vencedora da licitação e que está operacionalizando é a Città – Inteligência em Gestão Pública, do município de Marau-RS.
O sistema possibilita que as proposituras que originam processos legislativos tais como, Projeto de Lei, Decreto Legislativo, Emenda, Requerimento, Indicação, Pedido de Informação, Moção e demais atos processuais, sejam por meio eletrônico, o que substitui integralmente a apresentação em meio físico, ou seja, sem a necessidade do uso do papel.
Agora, todos os processos da casa legislativa aparecem em um telão, posicionado atrás da mesa diretora, bem como um cronômetro com o tempo de fala de cada parlamentar. Cada vereadores tem em sua mesa, um tablet, que possibilita o voto, que também é mostrado no telão. Através do equipamento, os edis se inscrevem para usar a tribuna ou requerer direito de resposta/comunicação de liderança, por exemplo.