Busca rápidaX


Pessoas com dificuldade de votação poderão receber ajuda de acompanhantes no domingo

28 de outubro de 2022

Para pessoas maiores de 70 anos, também entre 16 e 18 anos, e analfabetos, o voto é facultativo, ou seja, não vão ser obrigados a votar no segundo turno, domingo. Porém, se um idoso ou eleitor que não souber ler e escrever quiser votar e tiver dificuldade com a urna eletrônica, ele pode ser acompanhado por alguma pessoa de confiança.

No entanto, o eleitor precisa chegar na seção com o acompanhante, ou seja, não é possível pedir ajuda para quem está na fila ou nas imediações. Inclusive, o acompanhante pode digitar os números dos candidatos na urna, o que também vale para eleitor com deficiência visual. Por outro lado, essa pessoa que prestar ajuda terá preferência para votar naquela ou outra seção em que está inscrito.

No Rio Grande do Sul, os eleitores votarão para governador e presidente da república. Para cada candidato vão ser dois dígitos. Primeiro o voto será para governador e, depois, para presidente. As seções eleitorais vão disponibilizar a lista com os nomes dos candidatos a presidente da república e governador, com os respectivos números. Caso o eleitor esquecer os números ou tiver dúvidas, ele poderá consultar essa lista. O eleitor também poderá levar os números anotados num papel, a chamada cola.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí