Busca rápidaX

MANCHETES

Votação com acompanhante, voto facultativo, manifestação silenciosa: confira as regras para votação neste segundo turno

30 de outubro de 2022

Neste domingo, 30, acontece a votação no segundo turno das eleições. No Rio Grande do Sul, os eleitores vão votar para presidente da república e governador. O primeiro voto é para governador e o segundo para presidente. A votação acontece das 8 às 17 horas. O eleitor pode votar com uso de camiseta, adesivo, bóton, bandeira ou algum outro material que identifique o candidato ou partido, mas numa manifestação silenciosa. Qualquer outro tipo de ação se caracteriza em propaganda boca de urna, o que é proibido e se caracteriza crime eleitoral.

O telefone celular tem que ser deixado com os mesários, ou seja, não pode ser levado para a cabine de votação. Com isso, é possível usar o e-titulo. Para votar é necessário apresentar documento com foto. Também não é possível que o eleitor esteja com arma de fogo. Quem não votou no primeiro turno, dia 2 deste mês, e não justificou a ausência, pode votar normalmente hoje.

Somente não pode votar neste segundo turno o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas últimas três eleições. Quem votou em trânsito no primeiro turno, agora, neste segundo turno, poderá votar na Zona Eleitoral em que pertence.

Quem estiver fora do município onde vota, vai ter possibilidade de justificar o voto, neste domingo, em qualquer seção eleitoral. No entanto, mesmo que não faça hoje a justificativa, a pessoa poderá regularizar a situação em 60 dias.

Hoje, o Cartório Eleitoral de Ijuí funciona das 7 horas até o fim da apuração dos resultados do segundo turno. Após às 17 horas deste domingo, quando terminar a votação, os presidentes de seções eleitorais de Ijuí, Bozano, Coronel Barros, Ajuricaba, Nova Ramada e Catuípe levarão o material e dispositivo com os resultados da votação no Fórum de Ijuí para, após, encaminhamento ao Cartório Eleitoral.

Para pessoas maiores de 70 anos, também entre 16 e 18 anos, e analfabetos, o voto é facultativo, ou seja, não são obrigados a votar nas eleições. Porém, se um idoso ou eleitor que não souber ler e escrever quiser votar e tiver dificuldade com a urna eletrônica, ele pode ser acompanhado por alguma pessoa de confiança. No entanto, o eleitor precisa chegar na seção com o acompanhante, ou seja, não é possível pedir ajuda para quem está na fila ou nas imediações. Inclusive, o acompanhante pode digitar os números dos candidatos na urna, o que também vale para eleitor com deficiência visual. Por outro lado, essa pessoa que prestar ajuda tem preferência para votar naquela ou outra seção em que está inscrito.

O eleitor pode levar os números dos candidatos anotados em papel. Porém, as seções eleitorais têm os números dos candidatos. Em Ijuí e municípios da região há mudanças de algumas seções eleitorais para este segundo turno. Essas alterações podem ser conferidas em radioprogresso.com.br.

A rua Tiradentes, entre as ruas 20 de Setembro e Alvaro Chaves, defronte o Cartório Eleitoral de Ijuí, está bloqueada para trânsito de veículos nesta domingo a fim de facilitar o deslocamento de funcionários da Justiça Eleitoral e da população em geral, visto as eleições. Além disso, agora pela manhã, a Justiça Eleitoral e a Coordenadoria Municipal de Trânsito decidiram que no fim da tarde de hoje será bloqueado o trecho da rua Benjamin Constant, defronte à prefeitura e Praça da República até a agência do Banrisul, esquina com a rua Floriano Peixoto, ainda a rua lateral da Praça da República, em frente à igreja do relógio, que dá acesso à rua Benjamin Constant, pois possivelmente haverá aglomeração de pessoas após o resultado das eleições.

A Rádio Progresso realiza ampla cobertura do segundo turno, com informações durante todo este domingo e intensificação a partir das 17 horas, com o resultado do pleito.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!