O município de Ijuí trabalha para ampliar o intercambio já existente com o município de Hohenau no Paraguai. Durante a Expofest, em outubro deste ano, no parque Wanderley Burmann, os dois municípios assinaram acordo de irmandade.
Nesta semana, o prefeito ijuiense, Andrei Cossetin, e o secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Chico Ortiz, estiveram em Hohenau, onde participaram da feira agrodinâmica, evento que trata de novos investimentos. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o prefeito Cossetin disse que além de retribuir a visita, outro objetivo foi tentar atrair para Ijuí investimentos paraguaios em comércio e indústria. Outro foco é a ligação cultural, visto que Ijuí é a Capital Nacional das Etnias e Hohenau tem o título de capital da imigração no Paraguaí. Há, também, a ênfase no turismo, inclusive com a parceria feita com a Argentina e as ruínas de São Miguel das Missões.
Andrei Cossetin comentou que o ápice da viagem a Hohenau foi o encontro com o presidente do Paraguaí, Mario Abdo Benítez, durante a abertura da agrodinâmica. O prefeito de Ijuí conversou com Benitez e convidou o presidente paraguaio para visitar a Expofest, no próximo ano. Inclusive, na mesma entrevista hoje pela manhã na Progresso, o prefeito de Ijuí destacou que seria um grande avanço para a Colmeia do Trabalho se a Expofest de 2023 contasse com os presidentes do Paraguai e do Brasil.