A feira da agroindústria familiar acontece uma vez por mês, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, na rua 14 de julho e tem se tornado, cada vez mais, uma vitrine para os produtores locais. Antes a realização da feira era esporádica, mas desde a festa do Colono e Motorista, em julho, passou a ser mensal, por reivindicação dos produtores e do público consumidor. Nesta segunda-feira, 19, mais uma vez os estandes montados chamam a atenção de quem passa.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, a feira é uma oportunidade de mostrar para todas as pessoas, especialmente as que não conseguem acessar as agroindústrias em outros momentos, o trabalho desenvolvido pelos produtores. “Deu tão certo que resolvemos fazer uma vez no mês. É muito importante, uma excelente oportunidade”, disse.
A feirante Lenir Radduns explica que comercializar no centro, junto à feira, faz com que a população conheça o trabalho manual, artesanal e saudável desenvolvido pelos produtores de Ijuí. Alguns, segundo ela, até se surpreendem. “Às vezes as pessoas ficam surpresas e nos perguntam: mas é de Ijuí mesmo? Falamos que sim, que tudo isso é produzido pela nossa gente e aqui”, disse.
Na feira é possível encontrar embutidos, cucas, geleias, compotas, flores, pães, verduras, hortaliças, frutas e demais produtos oriundos da agricultura familiar.