Busca rápidaX

Usina de Augusto Pestana será usada para reduzir tarifas de associados da Ceriluz

27 de dezembro de 2022

A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) de Augusto Pestana está praticamente pronta e com a parte final de instalação das turbinas. A afirmação é do presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli, que na manhã desta terça-feira fez um balanço do ano da cooperativa. 

“Temos que torcer que haja mais chuva para termos vasão para o rio para encher o reservatório e fazer o teste das máquinas. O resultado de geração vai entrar como geração distribuída e vai voltar para a tarifa dos usuários. Todas as CGHs serão revertidas em benefício do associado”, afirmou o presidente. 

A CGH Augusto Pestana fica localizada no Distrito de Arroio Bonito, no rio Conceição, nos fundos do Parque de Exposições Alfredo Schimidt, no município que lhe dá nome. A CGH tem uma barragem de 100 metros de largura e 4,2 metros de altura. Ela contará com uma turbina com capacidade para 30m³/s, e um gerador de 1,4 MW. Essa capacidade instalada será possível a partir de uma queda de seis metros, entre o ponto de coleta da água na barragem e o ponto da turbina hidráulica.

 

error: Conteúdo protegido!