Com o estoque no limite, o Banco de Leite Humano do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) precisa com urgência de doações de leite materno, alimento destinado aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal e também aos recém-nascidos da Maternidade, que encontram dificuldades iniciais.
Por ser uma Instituição referência em gestação de alto risco, há muitos prematuros com baixo peso e o leite humano é fundamental para garantir a nutrição adequada destes bebês. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição. Para ser uma doadora no HCI, é necessário entrar em contato com o BLH, que disponibiliza o WhatsApp (55) 9 9213 0248, para sanar dúvidas, agendar horários e outras demandas.
Antes de chegar aos bebês, o leite doado passa por diversas etapas que iniciam-se pela coleta do leite, armazenagem, testes de cheiro e de visão para observação do aspecto, pasteurização, testes biológicos para detecção de micro-organismos, fracionamento e distribuição.