Busca rápidaX

Chuva propicia que mais produtores retomam plantio da soja em Ijuí e região

2 de janeiro de 2023

Possivelmente com a chuva da noite passada, a região Norte de Ijuí deverá concluir o plantio da soja ou o replante. Isso porque, nos últimos dias também houve precipitações com bom acumulado, o que propiciou sequência dos trabalhos.

Já na região Sul de Ijuí, segundo o extensionista da Emater, Edewin Bernich, a situação é um pouco mais complicada visto a falta de chuva. Porém, os produtores precisam ficar atentos porque neste período tardio o potencial produtivo da oleaginosa reduz. Bernich acredita que Ijuí vai atingir os 40 mil hectares projetados com soja, mesma área da safra passada.

Isso porque, alguns agricultores retiraram o milho de forma antecipada das lavouras, por conta da estiagem, e a tendência é que vários produtores cultivem soja nessas áreas, pois já possuem sementes nas propriedades, ao contrário do milho, cujas sementes precisam ser compradas, o que aumento o custo de produção.

A perda no milho em Ijuí com a falta de chuva está numa média de 90%. Ainda referente à soja, Edewin Bernich avalia que vários agricultores não vão fazer replantio onde as plantas tiveram problema de germinação pela estiagem, por exemplo, em razão dos gastos.

Referente à chuva da noite passada, no distrito de Alto da União, limite com a localidade de Parador, foram 50 milímetros; Linha Base Sul, 25; distrito de Barreiro, 8; Vista Alegre, Pejuçara, 10; Júlio de Castilhos, 18; Linha 4 Leste, Ijuí, 36; Faxinal, interior de Boa Vista do Cadeado, 28; entre São Luiz Gonzaga e Caibaté, 5; Linha 8, Floresta, Ijuí, 28; na cidade de Panambi, 5; Vila Salto, Bozano, 14; Linha Pulador, Coronel Barros, 20; Bairro Elizabeth, Ijuí, 32; vila Santana, Ijuí, 30. Já na região de Ajuricaba e Nova Ramada, a chuva foi de menos de 10 até cerca de 20 milímetros, segundo ouvintes da RPI.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí