O Poder Executivo de Ijuí realiza sistematização das informações obtidas durante as reuniões da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019, cujos encontros ocorreram nos bairros e centro da cidade. Conforme o secretário municipal de Planejamento, Rúbio Viécili, no geral muitos pedidos da comunidade se repetem de anos anteriores.
Citou que o maior número de solicitações foi referente a pavimentações de ruas, em relação a asfalto e calçamento. Também se sobressaíram pedidos para reformas em sedes de bairros, ginásios e pracinhas.
Rúbio Viécili comentou que nas reuniões da LDO várias solicitações se repetiram, pois são projetos que a prefeitura ijuiense não conseguiu colocar em prática ainda, por falta de dinheiro. Esses problemas orçamentários são originados, principalmente, por redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios e ICMS.
O secretário de Planejamento de Ijuí destacou que, por determinação de lei, o município precisa cumprir as obrigações em saúde e educação, portanto, quando falta dinheiro, há corte de investimentos.