Em andamento desde 17 de abril de 2022, o projeto “Ações Culturais nas Comunidades”, executado pela Centra Única das Favelas (Cufa) de Frederico Westphalen, com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do RS, Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, foi responsável por realizar oficinas de Graffiti, Audiovisual, Gestão de Projetos Culturais e Fotografia, de forma inteiramente gratuita.
Ao longo de seu desenvolvimento, as atividades percorreram os 23 municípios que compõe o programa RS Seguro, além de Santa Rosa e Montenegro, onde a instituição possui atuação, e Frederico Westphalen, onde possui sede própria.
O município de Ijuí foi um dos contemplados no roteiro de atividades do projeto, ocorridas em 26 de agosto de 2022, nas dependências da EMEF 15 de Novembro, do bairro Glória.
