Busca rápidaX

MANCHETES

Capital Estadual da dengue: Ijuí ultrapassa Encantado e é o município com maior número de casos no Rio Grande do Sul

5 de maio de 2023

O município de Ijuí ultrapassou Encantado e registra o maior número de casos de dengue no Rio Grande do Sul. O dado consta no painel de casos de dengue do estado, atualizado pela secretaria estadual de saúde. Até o final da tarde desta sexta-feira, 05, o município acumulava 1.636 casos, contra 1.557 de Encantado. Outros 1.387 estão em investigação, enquanto o município da região central tem 21 casos suspeitos. Seis ijuienses estão internados em hospitais do município para tratar a doença; nenhum em unidade de tratamento intensivo (UTI). 

O secretário de saúde de Ijuí, Márcio Strassburger disse, em entrevista à Rádio Progresso, que atendimentos relacionados a dengue lideram a procura pelos serviços de saúde em Ijuí. Strassburger fez uma comparação com o período da Covid. Segundo ele, naquela situação o paciente era diagnosticado, saia com o atendimento prescrito e a maioria evoluía bem. Com a dengue, a pessoa procura os serviços para diagnosticar a doença mas devido a evolução os sintomas aumentam, o paciente evolui para um quadro de piora e precisa acompanhar o hemograma a cada dois dias, ou seja, é necessário ficar retornando ao atendimento, o que acaba superlotando os serviços de saúde.

O secretário disse ainda que uma das causas da epidemia de dengue é relacionado aos reservatórios de água. Ele disse que a comunidade havia sido orientada quanto a eliminação dos reservatórios, mas muitos voltaram a reservar água. “Muito pela questão da estiagem e aumento do custo da conta de água por exemplo, isso foi o que mais caracterizou a reserva de água sem os cuidados necessários. Foi algo que nos chamou muita atenção e que culminou nessa situação” afirma.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS:

  • Febre alta;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!