Em novo edital, o governo federal disponibiliza 5.970 vagas para médicos através do programa Mais Médicos. As inscrições de profissionais interessados terminaram quinta-feira. A previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios neste mês.
Na região, alguns municípios manifestaram interesse em ter profissionais pelos Mais Médicos. Os municípios de Jóia, Catuípe, Eugênio de Castro e Condor, por exemplo, aderiram ao programa e tem direito a uma vaga.
Já o prefeito de Nova Ramada, Marcus Bandeira, disse que existe perspectiva de que essa nova versão do Mais Médicos também disponibilize aos municípios psicólogo e enfermeiro, por isso, entende importante para o município. Nova Ramada já tem um médico de edital anterior do programa. A situação é semelhante ao município de Boa Vista do Cadeado, que conta com médico através do governo federal, dessa maneira, precisa avaliar se tem direito a nova vaga.
O município de Capão do Cipó já possui dois médicos pelo programa. Segundo o prefeito, Adair Cardoso, isso impede nova adesão. Pejuçara também conta com profissionais do Mais Médicos e não tem vaga e Bozano não vai precisar de médico pelo programa. Panambi, conforme o prefeito, Daniel Hinnah, gostaria de aderir, no entanto, não tem vaga disponibilizada pelo governo. Coronel Barros e Augusto Pestana não vão participar.
Chiapetta também não participará, porque já possui cobertura completa de médicos conforme a população. Em Ajuricaba, o secretário da Saúde, Sandro Schneider, observa que o município pode ter três profissionais pelo Mais Médicos e já possui dois. Frisou que Ajuricaba tem interesse em preencher a outra vaga.