O Hospital São José, de Giruá, vai manter no Centro de Saúde de São Luiz Gonzaga os atendimentos do Programa de Saúde da Mulher. Em reunião na Secretaria da Saúde nesta terça-feira (18), a secretária da Saúde, Arita Bergmann, prefeitos da região e a direção do hospital acertaram a manutenção até o final do ano do serviço, realizado em parceria com a prefeitura.
Atualmente, o pólo do Hospital São José no município oferece consultas e exames de mamografia e mastologia, atendendo mensalmente 90 pacientes, que não precisam se deslocar até Giruá, distante 113 quilômetros.
Os atendimentos continuarão sendo feitos pelo Hospital São José até dezembro enquanto o Hospital São Luiz Gonzaga elabora uma proposta para assumir em 2024 o serviço em parceria com a Associação dos Municípios das Missões (AMM), passando a receber recursos.
“É muito positivo o entendimento”, disse a secretária Arita Bergmann. “Nosso esforço é para salvar vidas e a união de Estado e municípios, como agora, traz benefícios para a saúde”.
“Foi uma reunião muito boa e com o desfecho positivo de mantermos os serviços”, ressaltou o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani. “Vai permitir que continuemos um atendimento importante no município”.
Também participaram do encontro o secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, e os prefeitos de Pirapó, Auri kochhann; de Roque Gonzalez, Fernando Machry; e de Dezesseis de Novembro, Johnni Ramão Bocacio, além de outras autoridades e da equipe da Secretaria da Saúde.