Busca rápidaX


Municípios de São Nicolau, Salvador das Missões e Tupanciretã decretam situação de emergência após temporal de granizo

4 de outubro de 2023

A prefeitura de São Nicolau registra grande movimento de pessoas na busca por telhas ou lonas, em razão do granizo da noite passada. A secretaria de Assistência Social realiza cadastramento das residências prejudicadas.

No momento, não há telhas e ocorre registro de quem teve prejuízos para captar recursos a fim de efetuar a compra dos materiais. A população deve apresentar documentos e, se possível, registros fotográficos. a retirada de lonas ocorre atrás da prefeitura. A vila Jauri e o bairro Boa Esperança foram as áreas mais afetadas.

Quatro pessoas ficaram feridas em São Nicolau em razão do temporal. Um delas precisou de atendimento no hospital de São Luiz Gonzaga. O Executivo de São Nicolau decretou situação de emergência no município, visto os danos. Cerca de mil imóveis sofreram estragos pelas pedras de gelo.

Já em Salvador das Missões, o granizo e ventania causaram danos de grande monta em várias propriedades no interior e na cidade. O cadastramento dos atingidos é desenvolvido no Setor de Blocos da prefeitura. A administração de Salvador das Missões também assinou decreto de emergência em razão do granizo.

Em Cerro Largo, a prefeitura pede que moradores façam levantamento da quantidade de telhas e demais materiais necessários para reconstrução. Agricultores que tiveram plantações danificadas precisam fazer registro fotográfico dos danos e encaminhar através do WhatsApp (55) 9 9908 5974, para a Secretaria Municipal da Agricultura e Expansão Econômica.

Em Tupanciretã, o Executivo decretou situação de emergência, também devido ao granizo e fortes chuvas. O bairro Marcial Terra foi o mais atingido pela pedras de gelo. Em Santiago também houve estragos devido à queda de granizo. Mais de 150 residências tiveram algum tipo de dano. Os bairros mais afetados foram Gaspar Dutra, Ana Bonato e Monsenhor Assis.

O granizo da noite passada, com estragos, ainda atingiu os municípios de Garruchos, São Pedro do Butiá e Roque Gonzales. Em São Pedro do Butiá, algumas pedras de gelo tinham tamanho de laranja. A prefeitura pede que moradores efetuem levantamento da quantidade de telhas quebradas. No caso de Roque Gonzales, a prefeitura desenvolve cadastramento das famílias atingidas e levantamento dos prejuízos.

Outro município que teve granizo foi Alecrim. Houve prejuízos em casas e lavouras nas localidades de Vale do Pilão, Linha União, Poço Preto, Lajeado Paraíso, Barra dos Patos, dentre outras. O município faz levantamento das perdas e distribui lonas para os atingidos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí