Aconteceu na manhã de hoje (22), a abertura oficial da 30ª Feira do Livro de Ijuí e da 33ª Feira do Livro Infantil do Sesc. O evento iniciou às 9h, na Praça da República, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação do Município (Smed), e da Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo, além de escolas da rede municipal.
Este ano, a Feira tem como tema “Ijuí escrevendo história na terra de todos os povos” e conta com o apoio da jornalista Daiana Dal Ros, Patronesse da edição. Em entrevista, Daiana, que é também é escritora e integrante do Letra Fora da Gaveta – o círculo de escritores do município, participa da Feira desde os sete anos de idade e espera poder contribuir com socialmente com o papel de Patronesse: “É uma honra muito grande estar neste papel de representatividade jovem na literatura da região”.
Para o Secretário de Educação, Cláudio Souza, fomentar o contato entre os exemplares físicos e a população é um dos principais objetivos do evento. Souza também ressalta que a programação deste ano contará com atividades culturais, entre atrações teatrais e musicais, apresentações de danças e mostras pedagógicas e reforça o convite à população ijuiense.
As atividades seguem até o próximo domingo (26) e a programação de hoje à tarde pode ser conferida abaixo:
14h15: Momento com a Patronesse Daiana Dal Ros
14h30: Encontro e Contação de história com a Escritora Jussara Graffunder
15h: Oficina de Alimentação Saudável – Receita Mesa Brasil – Espaço do Sesc
19h: Mostra de Pesquisas de Espaços Turísticos de Ijuí – EJA SESC
19h30: Filmes Premiados 5º Festival Estudantil Curtas na Escola – categorias: Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil – Gêneros: Animação, Documentário e Ficção