Em torno de 45% do eleitorado de Ijuí está identificado pela biometria, por isso, domingo, 28, no segundo turno das eleições, essas pessoas poderão votar por meio da identificação digital. Os demais votarão pelo sistema tradicional. Ijuí tem pouco mais de 64 mil eleitores.
Nos demais cinco municípios da 23ª Zona Eleitoral de Ijuí, ou seja, Ajuricaba, Catuípe, Nova Ramada, Coronel Barros e Bozano, a votação vai ocorrer totalmente por biometria. O responsável pela 23ª Zona Eleitoral, Valdeci Vanderlei da Cunha, pede que desde hoje não sejam jogados santinhos ou demais materiais de campanha nas proximidades de seções eleitorais.
Isso porque, se domingo esses materiais estiverem nas imediações de locais de votação, candidatos, partidos ou coligações poderão responder por propaganda boca de urna. Hoje é o último dia da campanha eleitoral no rádio e na TV, também para debates.
No entanto, até às 22 horas de amanhã haverá período para distribuição de material gráfico, realização de caminhada, carreata, passeata ou carro de som. Para votação, domingo, os eleitores poderão levar a chamada “cola”, com os números anotados dos candidatos. Também vai ser possível apresentar o título eleitoral eletrônico, por exemplo, por meio de smartphones.
No domingo, o eleitor vai poder comparecer às urnas vestido com camiseta de candidatos, partidos ou coligações, adesivo ou outro material de campanha. Mesmo que sejam apenas dois votos, a Justiça Eleitoral orienta que as pessoas levem os números dos candidatos anotados, através da chamada “cola”.