Busca rápidaX

MANCHETES

LDO tem previsão de crescimento de recursos para 2019 em Ijuí, mas depende de repasses governamentais

5 de novembro de 2018

Num âmbito geral, o projeto que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município de Ijuí para o próximo ano está bem organizado, segundo o secretário municipal do Planejamento, Rúbio Viécili.

Porém, ele frisa que a LDO encaminhada para a Câmara de Vereadores apresenta falta de algumas informações, visto que não há todos os dados sobre retorno de recursos financeiros por parte dos governos estadual e federal.

No entanto, a matéria conta com todo detalhamento em relação às despesas com pessoal, manutenção de diferentes setores da administração municipal ijuiense, por exemplo, nas áreas da saúde, educação, assistência social, obras e agricultura.

A previsão é de crescimento de 4% no valor do orçamento municipal de 2019. As secretarias de Educação e Saúde vão ter os maiores percentuais de orçamento, entre 75 e 77 milhões cada pasta ijuiense, o que é normal, por determinação de lei.

Rúbio Viécili comenta que a secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí terá acréscimo orçamentário para 2019. No entanto, o secretário municipal de Planejamento alerta que no início do próximo ano o Executivo ijuiense novamente deverá contingenciar parte do orçamento. Essa mesma medida foi adotada em 2018 a fim de garantir recursos para fechamento do ano, caso houver problemas financeiros no decorrer do exercício.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí