Busca rápidaX


MANCHETES

Troca de vereadores no PDT de Ijuí e aprovação de projetos: os destaques da sessão ordinária do Legislativo

13 de novembro de 2018

Tomou posse, na sessão semanal do Legislativo de Ijuí, realizada ontem à noite, 12, a suplente de vereadora, Helena Stum Marder, do PDT. Ela toma assento no parlamento de Ijuí após a decisão judicial que afastou do mandato o Vereador Claudiomiro Pezetta, da mesma sigla.

Logo no início da sessão, a mesa diretora leu a decisão da Justiça Eleitoral, que contou o afastamento do vereador por abuso de poder econômico na campanha de 2016. Claudiomiro Pezetta teve os embargos de declaração, sobre o processo, julgado improcedente no tribunal em Porto Alegre. Agora, o único recurso possível, pode ser encaminhado a Brasília, no Superior Tribunal Eleitoral.

Quatro projetos baixaram as comissões do poder Legislativo de Ijuí. Entre eles, duas propostas que abrem crédito especial de até R$ 746 mil. Durante a pauta de votações de ontem foi aprovado, com uma emenda da Comissão de Constituição e Justiça, a proposta que aumenta o tempo de vida útil, de 20 para 22 anos, dos ônibus e micro-ônibus que realizam o transporte escolar no município de Ijuí.

Também foi aprovado o projeto que amplia o prazo de pagamento de área adquirida pela prefeitura, no Bairro Luiz Fogliato, onde se localiza o galpão da ACATA, devido ao atraso no processo de liberação da documentação necessária.

Os vereadores aprovaram, ainda, que o poder executivo receba recursos provenientes da ACI para complementação das obras do aeroporto de Ijuí. O recurso é na ordem de R$ 100 mil, captado, através de campanha feita pelos seus associados.

Também foram aprovados dois projetos que revogam leis que concederam áreas para empresas de Ijuí. As empresas que terão áreas restituídas pelo poder público são a Industrial Portex e Vilmar Oliveira Máquinas – TAIMAK.

Durante a discussão dos projetos, o vereador César Busnello (PSB) utilizou uma fala concedida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, Antônio Tâmbara, em reunião das comissões, que indica que há empresas que esperam por 30 anos a liberação documental da área pra investir no local.

Na sessão de ontem à noite da Câmara de Vereadores de Ijuí, o vereador, Marildo Krombauer, do PDT, – Muttly, assumiu a liderança de governo. Por outro lado, Junior Piaia, do PC do B, é o presidente da comissão que trata sobre a reformulação do Código Tributário do município. E a próxima reunião das comissões permanentes da Câmara ijuiense vai definir a data para a audiência pública que vai tratar do orçamento municipal do próximo ano.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí