Busca rápidaX

Frio mais intenso deverá chegar de forma tardia em Ijuí e região

1 de maio de 2024
Recente geada no trigo em Bozano

A mais recente atualização do sistema de meteorologia aponta que o frio deve chegar de forma tardia em Ijuí e região neste ano. A meteorologista da RPI, Camila Cardoso, comenta que as temperaturas mais elevadas, como ocorre no momento, deverão perdurar até por volta de 15 de maio.

Somente após, haverá maior declínio das temperaturas. Ela aproveita para alertar que de hoje até sexta-feira existe grande risco de temporais para a região de Ijuí, quando nuvens propícias a essas situações deverão se deslocar para a região. A tendência é que chova bastante, especialmente sexta-feira e sábado.

Camila observa que o calor e um canal de umidade da Amazônia resultam na instabilidade climática registrada no Rio Grande do Sul. Frisou que essas nuvens, quando começam a se ativar, trazem condições rápidas de temporal, por isso o cuidado na região de Ijuí.

Para maio, a previsão é de bastante chuva. Com certa redução das precipitações climáticas, a partir do começo de junho, o tempo mais seco vai favorecer para incidência do frio. E esse frio deverá se estender até a primavera, meses de setembro e outubro.

Inclusive, o fenômeno climática La Niña, que normalmente favorece mais redução de chuvas, deverá se configurar, totalmente, no final do inverno e início da primavera em Ijuí e região. Camila Cardoso também frisa que existe previsão de geadas para o começo da primavera, o que pode resultar em prejuízos, por exemplo, no trigo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí