Hoje, o prefeito de Ajuricaba, Ivan Chagas, e o secretário de Saúde, Sandro Luciano Schneider, estiveram na cidade de Lajeado, onde participaram de encontro da Confederação Nacional dos Municípios. A pauta principal foi a busca da reestruturação do estado e dos municípios, visto as chuvas e enchentes do segundo semestre de 2023 e do mês passado.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, explanou os dados e déficit das transferências do governo federal para os municípios. Ajuricaba possui decreto de emergência, com isto o município vai receber 400 mil reais da Defesa Civil. O montante vai ser utilizado para recuperação de estradas, pontes e demais serviços atingidos.
O prefeito, Ivan Chagas, destacou a importância do evento, porém segue a preocupação e alerta, pois os recursos não estão chegando de fato, visto que o governo estadual e federal não cumprem com as transferências.
Ajuricaba, igualmente a demais municípios, vai ter queda de retorno de ICMS, estimada em 3 milhões e 500 mil reais, visto as consequências das enxurradas, que prejudicaram a economia gaúcha. O presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio e prefeito de Nova Ramada, Marcus Bandeira, também participou do evento da CNM nesta manhã em Lajeado. Da mesma forma, participou o prefeito de Bozano, Renato Casagrande.