Busca rápidaX

93 municípios gaúchos estão em situação de alerta ou alto risco de dengue

30 de novembro de 2018

Os dados do Levantamento de Índice Amostral (LIA) divulgados hoje (30), através do secretario estadual da Saúde, Francisco Paz, o Rio Grande do Sul não apresenta, até o momento, casos de dengue autóctones (contraídos dentro do Estado), mas revelam que 305 municípios gaúchos estão infestados pelo mosquito Aedes Aegypti e 93 cidades encontram-se em situação de alerta ou alto risco.

Segundo o secretário, nas cidades de Nonoai, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Três de Maio, São Borja, Garruchos, Santo Cristo, Vista Gaúcha e Ajuricaba,  a situação é considerada de alto risco.

Conforme Paz, a análise feita em outubro nas 93 cidades com infestação em situação de alerta ou risco alto mostrou que ao menos 1% dos imóveis vistoriados apresentava focos de larvas do inseto, que é o transmissor da dengue, zika Vírus e chikungunya. Somados, esses municípios representam uma população de 3,3 milhões de pessoas (ou 29,4% do Estado). O secretário da Saúde disse que quanto maior o índice de infestação, mais risco há de surto das doenças transmitidas pelo mosquito.

O secretário fez um apelo para que a população tenha consciência de que a sua atuação dentro de casa é a principal medida para conter a proliferação do mosquito e recomendou que os gaúchos tampem caixas d’água, tonéis e latões e guardem garrafas vazias viradas para baixo e pneus sob abrigos. “Outra dica é não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia e manter desentupidos ralos, canoas, calhas, toldos e marquises”, explicou. As lixeiras devem ser mantidas fechadas e as piscinas tratadas o ano inteiro.

 

Fonte: Editada de Correio do Povo