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Alunos do Grêmio Estudantil Geração Consciente, Letramento em Programação e Vivências Sustentáveis da Escola Soares de Barros destacam sustentabilidade  no Desfile Cívico-Militar de Ijuí

8 de setembro de 2024

A Escola Municipal Fundamental Soares de Barros participou do Desfile Cívico-Militar de Ijuí, realizado ontem, que teve como tema central a sustentabilidade. Os alunos que representaram os projetos Grêmio Estudantil Geração Consciente, Letramento em Programação e Vivências Sustentáveis, mostraram à comunidade os principais objetivos dessas iniciativas: promover o protagonismo jovem, incentivar a consciência ambiental e desenvolver competências essenciais para o futuro.
Os integrantes do Grêmio Estudantil Geração Consciente carregavam cartazes que traziam reflexões sobre os desafios ambientais globais, com foco em problemas como a extinção das abelhas — essenciais para a polinização — e o desmatamento, que ameaça o equilíbrio ecológico e a sobrevivência da Terra. As mensagens destacaram o comprometimento dos jovens com a preservação ambiental.
Os participantes do projeto Vivências Sustentáveis trouxeram plantas cultivadas na estufa escolar, simbolizando o trabalho de agricultura sustentável realizado na instituição. As hortaliças e flores representavam o cuidado com a natureza e celebravam tanto a cultura indígena quanto a herança dos imigrantes europeus, que introduziram práticas agrícolas no estado a partir do século 19.
Os alunos do projeto Letramento em Programação representaram o futuro tecnológico ao desfilar com chromebooks, que simbolizam o progresso digital e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas. Assim como o cultivo de plantas requer atenção e cuidado, as inovações digitais também florescem com o uso adequado de ferramentas e conhecimentos.
A apresentação dos projetos simbolizou a união entre tradição e inovação, passado e futuro, ressaltando o compromisso da instituição com a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno, sempre respeitando a diversidade cultural e ambiental.

Fonte: RPI