Busca rápidaX


MANCHETES

Infraestrutura, agricultura, saúde e educação dominam debate dos candidatos a vice-prefeito de Ijuí

9 de setembro de 2024
Aldair Cossetin (esquerda), Lahys Welter (mediadora) e Marcos Barriquelo (direita)

Há menos de um mês para as eleições municipais, a RPI amplia a cobertura do pleito e hoje à noite promoveu debate com os candidatos a vice-prefeito de Ijuí. No encontro realizado no auditório do Sindilojas, edifício Panorama, participaram os candidatos Marcos Barriquelo, pelo PL, e Aldair Cossetin, do PDT.

Cossetin citou a necessidade de criar rotas alternativas nas regiões norte e sul da cidade para desafogar o trânsito de veículos. Nesse segmento, Marcos Barriquelo observou que é preciso implantar parquímetros inteligentes e lombadas eletrônicas, até com possibilidade de aumentar a área de estacionamento pago. Barriquelo comentou da implantação de 144 câmeras de videomonitoramento.

Outra tema abordado no debate foi sobre infraestrutura. Aldair Cossetin lembrou que os asfaltos no interior começaram em gestões anteriores. Já Marcos Barriquelo comentou da sequência dessas obras na atual administração em acessos a comunidades, com investimento de aproximadamente 70 milhões de reais em calçamentos e asfaltos na cidade e interior.

O candidato a vice-prefeito pelo PDT de Ijuí entende que é necessário maior apoio para agroindústrias; já o candidato a reeleição pelo PL alertou para questão de legislação, que precisa ser respeitado na tramitação desses projetos. Como avanços para a área agrícola, Barriquelo esclareceu a implantação do GPS Campeiro e projeto para criar o programa Porteira para Dentro, com melhorias em propriedades.

Na área da saúde, o candidato Cossetin questionou sobre a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – com possibilidade de melhoria, defendeu a ampliação de atendimento das Unidades Básicas de Saúde até as 22 horas, ainda aumentar horários da farmácia pública de medicamentos.

Marcos Barriquelo, por sua vez, falou que todas as Estratégias de Saúde da Família têm, no mínimo, dois médicos, mas que houve migração de muitas pessoas de planos de saúde para o SUS, o que sobrecarrega o serviço.

Uma das saídas encontradas pela atual administração, conforme Barriquelo, foi a parceria com os hospitais de Clínicas e Bom Pastor para cirurgias eletivas, por exemplo, de cataratas. Cossetin propôs a criação de um centro de exames de imagem, para serviços especializados, também estabelecer convênio com HCI e Bom Pastor. Nesse tema, Marcos Barriquelo frisou que muitas consultas e exames especializados são encaminhados nas ESFs.

No bloco de tema livre, os candidatos a vice-prefeito de Ijuí fizeram perguntas entre si durante o debate desta noite realizado pera Progresso. Nesse momento, a temática da saúde voltou à pauta. Marcos Barriquelo comentou que o Corujão de Saúde foi um dos grandes ganhos param complementar serviços de saúde e desafogar a UPA, por exemplo. 

Já Aldair Cossetin entende que muitas vezes a UPA tem demanda muito grande de atendimentos pelo fato dos ambulatórios fecharem no final da tarde. Na área de segurança pública, sugere que o tema seja colocado no currículo das escolas, também para evitar a drogadição em crianças e jovens, até mesmo estender o assunto para as igrejas.

Marcos Barriquelo disse que todas as escolas têm segurança, não só Imeab, onde existe o modelo cívico-militar. Ainda observou a implementação de chromebooks em escolas, espécies de notebooks, uniforme escolar e o projeto metaverso no Imeab, área de inteligência artificial.

Outro tema abordado no espaço livre entre os candidatos a vice-prefeito de Ijuí foi a Corsan, segmento de água e esgoto. Cossetin expressou a preocupação de que pelas atuais taxas cobradas pela empresa pode ocorrer de pessoas carentes financeiramente ficarem sem acesso aos mencionados serviços. Marcos Barriquelo, por sua vez, mencionou que toda discussão sobre renovação de contrato com a Corsan ou outra decisão precisa passar por debate público.

Outras propostas foram apresentadas pelos candidatos a vice-prefeito de Ijuí no debate de hoje à noite da RPI. Por exemplo, Aldair Cossetin falou da intenção de criar um centro de referência para pessoas idosas e Marcos Barriquelo lembrou de premiações que algumas áreas da atual administração ijuiense ganhou nos últimos tempos.

E nesta terça-feira, no programa Radio Ligado da RPI, haverá entrevistas com os candidatos a prefeito de Ijuí. Por sorteio, ficou definido que a partir das 9 horas e 15 minutos vai falar o candidato Adalberto Noronha, do PT. Já a partir das 10 e 15 vai ser a vez do candidato Andrei Cossetin, do PP.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí