A 20 dias para o início da Expofest Ijuí 2024, as comissões setoriais da feira realizam os últimos preparativos para o maior evento multiétnico do Brasil. Uma das novidades na área da Educação é a “Rota das Culturas”, uma ação criada para que estudantes das redes de ensino e comunidade em geral possam realizar uma imersão cultural através da visitação nas casas étnicas e outros espaços do Parque de Exposições Wanderley Burmann.
Conforme a coordenadora da Comissão de Educação e Inclusão Social, Denise Siekierski, a iniciativa é em parceria com a Comissão de Cultura, Folclore e Artes Populares. “Os alunos conhecem as casas étnicas e acessam o interior delas para desenvolvimento de oficinas, para ter informações históricas e vivências culturais, então esse é um grande movimento que nós estamos fazendo que vai ao encontro do propósito maior da nossa festa: promover a cultura”, destaca.
Além das casas étnicas, o roteiro também irá incluir passagens por outros locais, como o Espaço da Inclusão, que reúne entidades voltadas à inclusão social, e o Inova Fest, destinado à tecnologia e inovação. “Nós também agregamos visitas a espaços que de alguma forma geram esse aprendizado cultural”, afirma Denise.
A coordenadora explica que, em alguns dias, a Rota das Culturas será destinada especificamente às redes de ensino, mas também haverá oportunidades em que o itinerário será aberto à comunidade. Portanto, escolas e pessoas que desejam participar da atividade devem realizar agendamento prévio com a Comissão de Educação e Inclusão Social da Expofest, pelo WhatsApp (55) 9 9719-9842 (Denise).