Um dos educandários do Rio Grande do Sul que vai ter turno integral a partir do próximo ano é a escola estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha de Ijuí, também conhecido por Ciep. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a diretora, Juliana Rieth, disse que a novidade vai abranger o primeiro ano do Ensino Médio, também o oitavo e nono anos do Ensino Fundamental.
Dos quatro educandários da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, que terão turno integral em 2025, a escola Otávio Caruso Brochado da Rocha é a única em que o turno único vai englobar, também, os dois últimos anos do Ensino Fundamental. Nos outros três educandários, ou seja, escola Joceli Correa, de Jóia; escola Paulo Freire, de Panambi; e Colégio Estadual Catuípe, de Catuípe, o projeto vai ser, apenas, para o primeiro ano do Ensino Médio.
Juliana Rieth comentou que os estudantes com turno integral no antigo Ciep terão atividades divididas pela manhã e tarde, de forma concomitante com as disciplinas. Com isso, não haverá separação de um turno por disciplinas e outro somente com atividades diferenciadas. As ações abrangerão, por exemplo, projetos de vida para visão sobre mercado de trabalho, estudos orientados e iniciação científica. Diante disso, a ideia é maior e melhor formação do aluno, com currículo diferenciado.
Os estudantes receberão quatro refeições diárias, inclusive almoço. Para todas essas novidades, o prédio da escola Otávio Caruso Brochado da Rocha vai passar por reestruturação, inclusive, os professores precisarão de formação.
Atualmente, o educandário tem cerca de 270 alunos, do primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. Nesse número não estão contabilizados estudantes da Educação Infantil que são de competência da rede municipal de Ijuí, pois, nesse caso, a escola apenas oferece as salas de aula. Entre 1992 e 1993, quando ainda era Ciep, a escola Otávio Caruso Brochado da Rocha tinha turno integral.