A Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, será realizada no dia 3 de dezembro, a partir das 8h, no Centro de Eventos da Unijuí.
O tema central “Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica”, sendo os eixos de discussão e levantamento de propostas:
I – Mitigação;
II – Adaptação e Preparação para Desastres;
III – Transformação Ecológica;
IV- Justiça Climática; e
V – Governança e Educação Ambiental.
No Brasil, cerca de 66% dos municípios tem baixa ou muito baixa capacidade de lidar com eventos extremos e enfrentar a gestão de desastres. São necessárias políticas socioambientais integradas, que assegurem que a transição para uma economia de baixo carbono ocorra de forma a não agravar as desigualdades. Na conferência, haverá a possibilidade de apontar quais atividades são geradoras de gases de efeito estufa (GEE) em nosso município, observar os problemas relacionados as mudanças climáticas em âmbito local e propor medidas para diminuir seus impactos. Do mesmo modo, debater sobre como poderemos enfrentar as situações extremas, identificar nossa capacidade para prevenir riscos e reduzir perdas, bem como ações de prevenção, aumentando a condição de adaptação à crise. Este é um dos objetivos dessa conferência: fomentar o debate e priorizar propostas de resolução para os 5 eixos temáticos.
A partir desta também serão eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual do Meio Ambiente, que ocorrerá em março de 2025.