Busca rápidaX

Agenda 21 de Ijuí elabora propostas para a quinta conferência nacional de meio ambiente

29 de novembro de 2024

No último dia 23, o Fórum da Agenda 21 de Ijuí realizou o encontro mensal no auditório da 36ª CRE, com apresentação dos dados de análises de resíduos de agrotóxicos em água e cereais, através do professor e doutor, Roberto Carbonera, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Ainda houve estudo e elaboração de propostas de acordo com os eixos temáticos da V Conferência Nacional de Meio Ambiente.

Participaram do encontro os representantes das escolas da rede municipal, AIPAN (Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural), SMEd (Secretaria Municipal de Educação), 36ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), SINPRO (Sindicato dos Professores do Ensino Privado) e comunidade em geral.

Inicialmente, Roberto Carbonera mostrou os resultados da pesquisa realizada em amostras de água e cereais produzidos na região de Ijuí, com relação à presença de resíduos de agrotóxicos. O professor também abordou sobre os riscos à saúde provocados pelos agrotóxicos, tanto para quem está em contato direto com o produto, quanto para quem está indiretamente exposto ou faz a ingestão dos mesmos através dos alimentos.

Na segunda parte do encontro, o fórum fez o estudo em grupos e a elaboração de propostas de acordo com os eixos temáticos da V Conferência Nacional de Meio Ambiente, que são: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica, Governança e Educação Ambiental. A Conferência de Meio Ambiente possui três etapas: municipal, estadual e nacional. A etapa municipal acontecerá no dia 03 de dezembro, no campus da Unijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Fórum da Agenda 21