O governo federal está lançando dois novos programas na área de saúde para implantação em hospitais com atendimento regional. O primeiro deles, é para a área de Cuidados Paliativos, uma crescente demanda, considerando o aumento na expectativa de vida.
O outro para formação de Equipe Matricial, um modelo semelhante a tele medicina, para atendimento a pacientes dos municípios das regionais de Ijuí e Cruz Alta, ou seja: 17ª CRE e 9ª Coordenadoria de Saúde, abrangendo 32 dois municípios.
Conforme o diretor executivo do Hospital de Ajuricaba, Josemar Alves Martins, o credenciamento para habilitação da especialização em Cuidados Paliativos aconteceu na sexta-feira da semana passada, dia 13, e a oficialização do Programa Matricial, na segunda-feira, defendido na conferência extraordinária da CIR – Comissão Intergestores Regional.
“Primeiramente defendemos a proposta e apresentemos informações que credenciam o nosso hospital e a nossa equipe de profissionais a realizar o serviço. Hoje temos a especialização em UCP – Unidade de Cuidados Prolongados, que tem crescente demanda e carece de estruturação. O credenciamento nesses demais programas, nos permitem ter uma visibilidade regional ainda maior e assim melhor estruturar, seja qualificando e ampliando os atendimentos, bem como oferecendo condições para profissionais de saúde se especializaram, qualificando os serviços prestados em saúde”, explica Martins, dizendo que o credenciamento e a defesa contou com o apoio do secretário de saúde, Sandro Schineider. A proposta de Ajuricaba concorreu com o Hospital de Clinicas de Ijuí (HCI).
Agora o projeto entra na fase de construção da proposta, conforme orientações normativas e formação das equipes profissionais. Para os dois projetos deverá ser contratado médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. “Nessa semana iniciamos as tratativas e encaminhamentos. Temos o apoio da 17ª Coordenadoria de Saúde, através da enfermeira Rozeli Rodrigues, que é de Ajuricaba e está auxiliando na estruturação e encaminhamentos. A expectativa é que os programas sejam implantados em 2025.
Mapa 17ª CRS
Municípios (20): Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Crissiumal, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul e Sede Nova.
Mapa 9ª CRS
Municípios (12): Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Barbara do Sul, Selbach.