Busca rápidaX


MANCHETES

Aeroporto de Ijuí atua com frequentes operações de serviços aeromédicos

6 de fevereiro de 2025

O serviço aeromédico, feito por meio do Aeroporto Municipal, tem se destacado em Ijuí. Em média são realizadas cerca de 4 operações por mês na transferência de pacientes e/ou captação de órgãos para transplantes de toda a região, garantindo agilidade no transporte. Segundo divulgado pela Prefeitura de Ijuí, o local conta com a estrutura de pista asfaltada, balizamento noturno, localização geográfica privilegiada e operação 24h. As operações aeromédicas vem aumentando com o passar dos anos, recebendo voos de operações oficiais como por exemplo, da Brigada Militar e Uniair, que transportam pacientes de várias partes do país para hospitais de referência.

Segundo Carlos Schulz, gestor do aeroporto, antes do deslocamento da aeronave, é estruturada uma operação simples para o recebimento que inicia com o contato prévio de verificação das condições operacionais e meteorológicas. Uma vez autorizado o pouso, ambulâncias e equipes médicas já aguardam no aeroporto para encaminhar o paciente ao hospital ou para o transporte de órgãos. Schulz salienta a importância de uma boa infraestrutura do serviço aeroportuário nos atendimentos médicos emergenciais, destacando o privilégio da localização do aeroporto próximo a BR 285 e, de modo geral, a localização de Ijuí que proporciona bom fluxo com inúmeros municípios do RS e lembra que, no período das enchentes que atingiram o Estado, o aeroporto foi fundamental.

Ijuí opera voos privados e executivos, de empresas aeroagrícolas, do Aeroclube que é uma escola de aviação civil e os voos aeromédicos que, cada vez mais se destacam no dia a dia das operações. Ele portanto, vai muito além de uma simples pista de pouso, é um recurso essencial para salvar vidas e garantir que pacientes recebam atendimento especializado no menor tempo possível, reafirmando a cidade como um centro de referência na área da saúde.

Fonte: Prefeitura de Ijuí/ RPI