0 31º Núcleo do Cpers Sindicato, com sede em Ijuí, presidido pela professora Maria Eugênia Fiorin, realizou uma importante reunião nesta manhã (10) com a Coordenadoria Regional de Educação, para tratar sobre o início do ano letivo nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul.
Previsto para hoje, o começo das atividades está suspenso, cumprindo uma liminar da Justiça que adiou em uma semana, a partir de uma ação impetrada pelo próprio CPERS – Sindicato dos Professores e Funcionários das Escolas Estaduais gaúchas. Segundo a presidente, foram tentadas inúmeras tratativas anteriores com o governo do estado, a fim de que essa decisão fosse tomada antes, evitando transtornos aos pais, alunos e comunidade. O Cpers defende que o calor excessivo previsto para essa semana pode prejudicar alunos e funcionários.
Questionada sobre a realidade das salas de aula na rede estadual gaúcha, a presidente do 31º Núcleo do Cpers afirma que algumas escolas ainda não contam com climatização, o que segundo ela, dificulta a situação dos alunos em sala de aula. Disse entender que o Governo do RS tem dinheiro o suficiente para realizar os reparos necessários nas estruturas dos educandários, mas que falta ação.
Ouça abaixo a entrevista completa realizada nesta manhã com a presidente do 31º Núcleo do Cpers Sindicato, com sede em Ijuí, professora Maria Eugênia Fiorin: